Marketing Viral

O termo “viral” dado à expressão Marketing Viral é uma forma de expressão referente ao compartilhamento das informações que ocorrem nas propagandas publicitárias expostas nos mais diversos tipos de comunicação.

As técnicas utilizadas hoje são inúmeras, podemos destacar desde a assinatura que vai ao final de um e-mail até o compartilhamento e recomendação que as redes sociais permitem. O botão “curtir” do facebook é um exemplo real. No twitter temos o “seguir”. Alguns sites possuem em suas páginas links para recomendar aos seus amigos, além de sites como de webcards, informam que para visualizar uma mensagem enviada de algum amigo, basta clicar no link e consequentemente visitará a página do site.

As vantagens são: baixo custo de publicação e de disseminação da mensagem, estimula a curiosidade do cliente, sensibilização, nível de aceitação elevado, aumento de conceito sobre a marca, comunicação direta e imediata, contribui para uma maior aproximação do cliente, monitoramento facilitado para melhorias.

Algumas das desvantagens são: a não previsão de retorno sobre a propaganda e caso haja erros torna-se difícil interromper a campanha.

Contudo, essa ferramenta é uma boa opção para a divulgação, mas assim como qualquer outra, alguns cuidados devem ser tomados. É preciso também ter um foco principal, pois é preciso que a mesma atinja públicos específicos e que outros possam começar a fazer parte a partir do momento que se haja essa relação de confiabilidade e qualidade do serviço prestado.

Veja abaixo vídeos sobre o Marketing Viral:

 

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário